domingo, abril 11, 2010
Vídeo da apresentação "Bibliotecas, Web e Literacia"
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
domingo, abril 11, 2010
0
comentários
Etiquetas: biblioteca do ensino superior, formação, literacia, web 2.0, web social
Comunicação de Diana Silva e Pedro Príncipe no 10º Congresso BAD
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
domingo, abril 11, 2010
0
comentários
Etiquetas: biblioteca do ensino superior, formação, literacia, web 2.0
Twittes do painel "Bibliotecas e Web 2.0" - search #10BADweb20
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
domingo, abril 11, 2010
1 comentários
Etiquetas: 10bad, 10badweb20, 10congressoBAD, biblioteca, twitter, web 2.0
sexta-feira, abril 09, 2010
Relato final de Luís Borges Gouveia (por twitter) do painel "Bibliotecas e Web 2.0"
Para o painel das "Bibliotecas e Web 2.0", realizado no âmbito do 10º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, foi lançado o desafio de o fazer acontecer também na web social. O desafio de twitter relator foi lançado ao Prof. Luís Borges Gouveia para que acompanhasse o debate (à distância - por twitter e livestream) e ficam aqui os destaques finais (até 140 caracteres) feitos.
Carlos Pinheiro:
- Já estamos em 2.0, toda a Web é 2.0.
- Fundamental que as bibliotecas instituam uma cultura de mudança (são um agente importante e espaço social para).
- Mudança é necessária para acompanhar os novos públicos das bibliotecas escolares (e não só...).
Luísa Alvim:
- O papel do utilizador das bibliotecas: participação, colaboração e interacção.
- O utilizador da biblioteca é uma personagem muitas vezes esquecida: levar o mesmo a interagir.
- Mudar utilização e expectativas da biblioteca - mudar a definição corrente de utilizador.
Miguel Correia:
- A Web 2.0 como agregador de práticas, vontades, saberes e comunidades.
- O Second Life como oportunidade de interacção e ao serviço da proximidade humana.
- Partilhou mensagens de colegas por via Second Life, demonstrando o poder dos mundos virtuais.
Eloy Rodrigues:
- Podemos utilizar as ferramentas Web 2.0 para capturar a sabedoria dos utilizadores.
- Combinar recursos internos com os externos de 1 biblioteca que agora é também um nó de uma rede cada vez maior.
- Também no contexto das Bibliotecas, usar os 3 Rs (reciclar, reutilizar e reduzir).
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, abril 09, 2010
0
comentários
Etiquetas: 10bad, 10badweb20, 10congressoBAD
Apresentação realizada na abertura do painel "Bibliotecas e Web 2.0" no Congresso BAD
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, abril 09, 2010
0
comentários
Etiquetas: 10bad, 10badweb20, 10congressoBAD, web 2.0
quinta-feira, abril 08, 2010
Painel no 10º Congresso BAD – Bibliotecas e WEB 2.0 (info úteis)
A informação de apresentação do painel pode ser encontrada em http://www.congressobad.net/blog/?p=515.
No twitter (usem tag também nos blogues) sigam e usem a hashtag #10BADweb20.
Acompanhem a transmissão (possível) no livestream em http://www.livestream.com/congressobad.
Os participantes no painel estão apresentados em http://www.slideboom.com/presentations/153971/Membros-do-painel-%E2%80%93-Bibliotecas-e-WEB-2.0%3A-as-boas-pr%C3%A1ticas-e-os-desafios
Twitters relatores: @janjos e @lbgouveia, e os bloggers comentadores em http://bibliotecarioanarquista.blogspot.com e http://a-informacao.blogspot.com
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, abril 08, 2010
0
comentários
Etiquetas: 10bad, 10badweb20, biblioteca 2.0, web 2.0
O rato de biblioteca anda pelo 10º Congresso BAD - 1º post
O rato de biblioteca anda pelo 10º Congresso BAD. Contente com o privilégio de estar num evento que é espaço e momento privilegiado de partilha de saberes, de procura de novas ideias e projectos e um excelente impulso para mais e melhor dinamismo profissional.
A sessão inaugural teve uma intervenção com algumas referências acutilantes do Presidente da BAD, Pina Falcão, e a valorização, por todos os participantes dessa sessão, do papel das bibliotecas na sociedade. A conferência da sessão de abertura foi muito interessante, com 160 slides :) bem encadeados e uma reflexão de Gustavo Cardoso com o tema “Do Acesso Livre aos Livros Livres: a revolução digital na ciência e a transformação do mundo editorial” que foi um bom arranque de congresso.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, abril 08, 2010
0
comentários
Etiquetas: 10bad
quinta-feira, abril 01, 2010
Membros do painel: Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios
Apresentação dos Membros do painel "Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios", a realizar no dia 8 de Abril no 10º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, em Guimarães.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, abril 01, 2010
1 comentários
Etiquetas: 10bad, biblioteca, congresso bad, web 2.0


