domingo, dezembro 06, 2009

Apostar também em gestores de referências bibliográficas open source

Na passada semana dediquei dois dias, ou melhor, duas noites a sessões de formação do EndNote aos alunos de duas turmas dos mestrados do ISCA-UA. Apesar de não estar já a desempenhar funções na Biblioteca do ISCA-UA desde 2 de Novembro, não deixei de cumprir os compromissos com o Conselho Directivo e Professora de Seminários. Foi sempre com muito gosto que partilhei saberes e tentei contribuir para o sucesso académico dos alunos do instituto ao longo das sessões de formação dos últimos anos.
Nas formações que dediquei este ano ao software EndNote - ferramenta importante no apoio ao trabalho académico e de investigação no domínio da gestão e geração de referências bibliográficas, fiz algo que até hoje não tinha feito, no início da sessão fiz questão de dedicar uns minutos a realçar outros programas, já que me parece que mesmo tendo a universidade feito a opção de compra deste sistema, temos o dever de mostrar outros sistemas, e neste caso referi dois open source. O Mendeley e o Zotero foram as minhas indicações. O Mendeley, pelo que já fui testando apresenta funcionalidades de organização e partilha de grande interesse (é mesmo muito bom!) e tem também plugins para word e open office. Já o Zotero, uma extensão do Firefox, é de grande utilidade e que vale a pena apostar porque "corre" no local onde se processam as nossas pesquisas - no browser!
De qualquer modo, o EndNote continua a ser uma excelente aposta, e julgo até que a última actualização, a versão X3, foi sem dúvida a que mais novidades introduziu com relevância para o trabalho concreto de utilização de gestores de bibliografia.
Mas o principal propósito deste post é o de exortar as Bibliotecas de ensino superior a apostarem forte nas competências dos seus profissionais para servirem de real apoio aos alunos, docentes e investigadores na facilitação do uso deste tipo de ferramentas. Aqueles serviços que já oferecem uma boa actividade de formação neste domínio, como é o caso dos serviços de documentação das Universidade de Aveiro, com formadores preparados e bons materiais de formação, deverão assumir a responsabilidade em alargar o seu portefólio de oferta formativa incorporando outros sistemas, principalmente os open source.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Pedro, Parabéns pelo trabalho, continuas a ter um grande contributo no desenvolvimento de competências de literacia dos utilizadores das Bibliotecas da UA!
Sim, é verdade que devemos alargar a nossa oferta formativa a outras ferramentas, prevemos conseguir fazer isso no próximo ano lectivo.

Lino Oliveira disse...

Olá Pedro.

Na ESEIG/IPP temos o EndNote instalado em computadores de duas salas (uma de aulas e outra de alunos). É usado em unidades curriculares do curso de CTDI.
No entanto, a escola aposta na utilização de ferramentas gratuitas e open source pelo que temos incentivado a utilização do Zotero.
Independentemente de qual a ferramenta utilizada, temos sensibilizado os alunos a utilizar este tipo de ferramentas durante as suas investigações como forma de melhor documentarem os trabalhos que desenvolvem.

Um abraço,
Lino Oliveira

Unknown disse...

Colega, na sua avaliação, alguns desses aplicativos livres superam o endnotes na utilidade para elaboração de uma dissertação de mestrado? Obrigado e parabéns pelo site.