sábado, setembro 27, 2008

biblioteca actual vs biblioteca 2.0: gráfico representativo

Simples, como se quer de um gráfico representativo de uma realidade complexa, mas não simplista. Foi deste modo que observei este slide de uma apresentação de Dídac Margaix-Arnal que tive acesso via slideshare. Tinha tido já oportunidade de ler outras apresentações e textos do mesmo autor noutros forum e tinha gostado da abordagem e da visão aprofundada do estudo sobre a relação web 2.0 e os serviços das bibliotecas, pelo que passei a acompanhar com acuidade as suas iniciativas. Foi assim que cheguei até esta apresentação e em particular ao gráfico que aqui fica.

quarta-feira, setembro 24, 2008

Mais 1 vídeo sobre estratégias de pesquisa web

Foi ontem publicado on-line mais um vídeo “in plain English” da commoncraft – que como todos os outros pretende tornar fáceis de entender as coisas complexas do mundo web.
Desta vez é dedicado às estratégias de pesquisa on-line, e aborda os mecanismos de pesquisa na web e deixa breves dicas para melhorar os resultados. Mais um e-conteúdo que resulta bem do ponto de vista da aprendizagem, apesar de existir muito mais para sugerir sobre estratégias de pesquisa na web… mas para um vídeo de 2’51 não se pode pedir mais.

terça-feira, setembro 23, 2008

Redes sociais e bibliotecas

Interessante esta apresentação de Natalia Arroyo sobre a utilização das redes sociais pelos serviços de bibliotecas públicas.
São referidos alguns motivos, com os quais estou de acordo, para a sua utilização: maior aproximação a públicos jovens e adolescentes, maior visibilidade na web, estabelecer e manter mais contactos, entre outros.

segunda-feira, setembro 15, 2008

encontro sobre web 2.0

Já procedi à minha inscrição no encontro sobre web 2.0 a realizar dia 10 de Outubro na Universidade do Minho.
Desde que foi divulgado, e ainda em fase de pedido de comunicações, percebi que poderia ser um espaço interessante, e vendo o programa perspectiva-se um encontro ao jeito 2.0 - prático na abordagem e versátil no modo de funcionamento.

"Neste Encontro teremos conferências de: George Siemens, Graham Attwell, Manuel Pinto, António Moreira e Leonel Morgado com o objectivo de debatermos as implicações da Web 2.0 na actividade profissional e na aprendizagem. São proporcionados Workshops para os queiram iniciar ou aprofundar a utilização de algumas das ferramentas da Web 2.0 . "

sexta-feira, setembro 12, 2008

Importância da formação profissional contínua

Desde que finalizei o curso de técnico profissional no INETE e comecei a trabalhar em bibliotecas, senti sempre a necessidade de actualização dos conhecimentos profissionais. Apesar de me manter ligado ao ensino nos últimos anos, com a licenciatura e pós-graduação, pareceu-me sempre necessário procurar mais formação, ou simplesmente o olhar de outros sobre as minhas áreas de acção profissional. As acções de formação que frequentei - na BAD, na Universidade de Aveiro, ou noutras instituições, ou mesmo a participação em seminários e congressos, para além de enriquecerem os meus saberes e de me conferirem novas competências, funcionam como vitamina de motivação para a minha acção pessoal e profissional.
Escrevo estas linhas motivado pelo post "A formação contínua: o efeito trampolim" de Jacinta Maciel no blog da BAD Norte... vale a pena ler e comentar.