Mostrar mensagens com a etiqueta blog. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta blog. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, abril 04, 2008

Uma BAD com Norte!

Um blogue para a BAD... ou melhor, para a secção Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas!

Foi projecto da direcção regional recém-eleita, e a partir do passado dia 28 de Março, com maior divulgação/apresentação durante esta semana, passou a ser realidade em http://nortebad.wordpress.com.

O "bad norte blogue" - confesso que gostaria também de títulos tipo: "N'bad", ou a versão mais explícita "éNeBAD", ou simplesmente "bad N blog" - é um excelente projecto de comunicação da associação e de colaboração dos seus associados. É uma realização que revela abertura ao meio, gosto em informar, prazer em comunicar e proximidade com a realidade profissional.

Mas um blogue é o resultado dos seus textos (posts), da pertinência dos comentários, da actualidade da informação, da qualidade das opiniões expressas... e de um blogue institucional para desenvolvimento organizacional (associativismo nas bibliotecas, arquivos e documentação) quer-se dinamismo dos colaboradores, proximidade dos leitores, abrangência temática e diversidade na opinião... vamos dar tempo ao tempo!


E eu desejo um blogue que divulgue informação, mas ajudando a construir conhecimento, e que negue falsos unanimismos, mas construindo pontes entre profissionais.

quarta-feira, abril 02, 2008

Dia Internacional do Livro Infantil na blogosfera

As 24 h que passaram serviram para assinalar o Dia do Livro Infantil... na blogosfera das bibliotecas foi assim:

»» Boa Memória – Biblioteca Municipal de Avis

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

»» Blog da Biblioteca da Escola Secundária de Baião
Dia Internacional do Livro Infantil

»» Biblioteca Municipal de Murça
Os livros iluminam, o conhecimento encanta

»» Ler para crer
Dia Internacional do Livro Infantil

»» Biblioteca Municipal de Grândola
Actividades do Dia Internacional do Livro Infantil

O PAPALAGUI
Dia Internacional do Livro Infantil

»» Biblioteca Municipal de Grândola

Dia Internacional do Livro Infantil

»» Bibliotequices

Os livros iluminam, o conhecimento encanta

»» Manuscritos Digitais

Dia Internacional do Livro Infantil

»» tempo de teia

Dia Internacional do Livro Infantil

Caminhada de bloguistas bad & lis: os blogues constroem nós na rede...

O olhar de Luísa Alvim sobre a caminhada... "viva biblioteca viva"!

sábado, março 29, 2008

365 depois... blogues de ciência da informação

Foi há um ano que se reflectiu nos Açores, e em congresso BAD, sobre os Weblogues no domínio da Ciência da Informação.
Foi num painel muito concorrido, coordenado pela Luísa Alvim "Viva Biblioteca Viva" e que juntou o "Bibliotecário Anarquista", o "Bibliotecário 2.0", a "Biblioteca de Jacinto", o "Informação", o "Rato de Biblioteca" e muitos outros profissionais...




quinta-feira, março 20, 2008

Novos espaços web: os blogs na área da documentação e informação

Chegou esta semana à caixa de correio – caixa mesmo, não na inbox do correio electrónico, e foi bom receber o último número editado dos cadernos bad; aliás, não sei bem porquê, mas tenho sempre uma agradável sensação quando os recebo. Talvez porque os cadernos bad fazem parte integrante da minha formação profissional – recordo o prazer que sentia em descobrir novos artigos dos cadernos no pequeno depósito da biblioteca do INETE, e o significado que alguns tiveram para me motivarem a prosseguir os estudos nesta estranha carreira profissional!
Bom, mas passando à frente... já tinha conhecimento pela blogosfera bad & lis desta edição dedicada aos “Novos espaços web: os blogs na área da documentação e informação”, e aguardava com ansiedade ler na integra o conteúdo dos artigos de que já sabia títulos e autores.
Chegou e foi a oportunidade de confirmar o que tinha imaginado – uma abordagem com qualidade, abrangente e informativa, a partir de experiências concretas e de leituras críticas da realidade. Textos que apontam exemplos concretos de blogues, indicam pontes fortes e fracos, apresentam dados de avaliação da biblioblogosfera, analisam o estado da arte da web 2.0 e fazem uma revisão da leitura basilar neste domínio.
Acredito que, como desafia
Mónica André no editorial, esta publicação pode “contribuir não só para alargar o debate entre profissionais do sector como para estimular os restantes actores a participarem na construção desta web social de escrita e leitura (web 2.0). Só criando, partilhando e integrando a diversidade de práticas e saberes se assegura o desenvolvimento de uma rede que se quer de acesso global”.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Best Careers 2008... recepcionista/telefonista/bibliotecário

Na blogosfera bad & lis encontram-se sempre muitas curiosidades e algumas contradições. A última curiosidade li no deakialli, onde se aponta um estudo da U.S.News - Best Careers 2008, sobre as profissões com futuro - 31 Careers With Bright Futures. Atenção, os bibliotecários estão mencionados nestas 31 carreiras profissionais!
Por outro lado, a contradição está bem presente no
entre estantes, onde se pode testemunhar que por cá, bibliotecário – profissão com futuro, é uma carreira profissional bem conhecida e com funções claras para todos, como podemos ver na classificação recepcionista/telefonista/bibliotecário ou empregados de biblioteca, carteiros e trabalhadores similares. Enfim…

segunda-feira, novembro 19, 2007

Blogs e RSS - facilitadores da investigação científica

O mote para trabalhar mais nas questões das aplicações web 2.0 como facilitadores dos processos de investigação académica, surgiu recentemente em dois momentos diferentes: 1º) na formação da b-on, em Outubro passado, onde foram apresentadas as novidades da ISI Web of Knowledge, tendo percebido aí que os alertas de citação já poderiam ser gerados em forma de feeds; 2º) quando no apoio a um utilizador (em doutoramento), também percebi que agregadores feeds (rss, atom...), feedburner, google reader ou bloglines eram conceitos desconhecidas ou simplesmente descontextualizados do trabalho académico. Decorrente deste segundo momento, e tendo eu tentado motivar este utilizador para a incorporação destas ferramentas no seu trabalho de pesquisa bibliográfica, recebo nesse mesmo dia um mail de agradecimento que incluía o seguinte link: "Using RSS to increase user awareness of e-resources in academic libraries".
Depois disto, se antes me preocupava com a necessidade de pressionar o
Filipe Bento (desenvolvimento de sistemas de informação dos SDUA) para gerar serviços web associados ao OPAC (últimas aquisições, pesquisas, dsi, etc.), assimilei que esta é mais uma tarefa para a formação e a difusão de informação da biblioteca.
Seria importante promover workshops para difundir a existência e utilização destas ferramentas web 2.0. A informação de weblogs académicos e de teor científico, para além das valências que começam cada vez mais a surgir nas bases de dados online, portais e serviços de informação nas universidades (ex.
Proquest RSS feeds, EBSCO-RSS, RSS Feed for Latest Issue of Proceedings IEEE...), são meios de actualização e estudo de grande utilidade no trabalho académico e que faz todo o sentido incorporar nas comunidades académicas - claramente esta é uma tarefa das bibliotecas!
Como nota de rodapé, deixo aqui um interessante contributo [
vídeo - "Four Technologies for Libraries"] (Prof. Trevor Smith, Information Technologies (for Libraries), University of Arizona), possivelmente bem mais explícito que este meu post.

terça-feira, setembro 04, 2007

Voltamos ao ciclo das coisas...

O rato esteve ausente do blog, mas não desatento da realidade. Bipartiu as suas férias de verão e nas semanas de trabalho fez o que muitos profissionais das bibliotecas de ensino superior fazem nas férias grandes: dedicou-se às tarefas de preparação do novo ano lectivo e a concluir aqueles-trabalhos-que-vão-ficando-em-cima-da-mesa-ao-longo-do-ano. Mas o trabalho nas bibliotecas é inacabado… voltamos ao ciclo das coisas, às rotinas do ano lectivo e à ritualização de funções, sempre com o empenho em servir mais e melhor “os públicos” que são a razão fundamental da nossa acção, realização e motivação.

sexta-feira, junho 29, 2007

Blogs e as estratégias de comunicação nas bibliotecas

O rato de biblioteca só agora apresenta aqui algumas das questões abordadas no debate realizado na biblioteca do isca-ua sobre os blogs e as estratégias de comunicação nas bibliotecas. Mas vale a pena aqui recordar, em primeiro lugar, as dúvidas que foram sendo levantadas ao longo do debate: o blog é olhado com alguma desconfiança como meio institucional de comunicação, questionando o seu enquadramento enquanto veículo institucional da universidade; em que medida o blog substitui, pode substituir ou diminui a importância da página web da biblioteca; o problema da gestão de informação, das entradas, num blog colaborativo e aberto à colaboração da comunidade escolar (a velha questão dos riscos em dar abertura a comentários, etc.).
Depois, faz sentido deixar aqui expressas algumas das certezas sobre os blogs nas bibliotecas que ficaram bem vincadas no debate: que são canais adicionais de comunicação; que podem aproximar os utilizadores dos serviços da biblioteca; que ao funcionarem como geradores de redundância de meios de difusão, fazem chegar a um maior número de pessoas a informação; são ferramentas importantes na aproximação da biblioteca à comunidade académica; são meios para promover a produção científica, resultando muito bem, porque geram um efeito de divulgação em cadeia, para promover novas formas de olhar a tecnologia digital nos processos de acesso e difusão da informação científica, como por exemplo o open access.
Os blogs são olhados claramente como boas experiências para fazer face à preocupação, dos que lidam directamente com os processos de difusão de informação da biblioteca no seio das universidades, em tornar mais efectiva e eficaz a mensagem da biblioteca. São igualmente bons contributos para combater alguma frustração por perceber que nem sempre a mensagem da biblioteca chega aos utilizadores e consequentemente os recursos de informação disponibilizados não são devidamente rentabilizados.

quarta-feira, junho 13, 2007

Top 10 blogs on the future of the book

Top 10 Blogs on the Future of the Book Library Journal. New York: Apr 1, 2007. Vol.132, Iss. 6; pg. 13 [Source: Eoin Purcell’s Blog]
1.
Publishing 2.0
2. if:book
3. Buzzmachine
4. Open Access News
5. Booktwo
6. Medialoper
7. Plagiarism today
8. Personanondata
9. PaidContent
10. Invisible Inkling

Estratégias de comunicação: blogues e bibliotecas

Na biblioteca do isca-ua as conversas serão intangíveis...
Na próxima semana, dia 18 de Junho pelas 16h30, vai realizar-se a primeira conversa informal da biblioteca do isca-ua. Vamos começar por olhar para o umbigo e conversar sobre as
estratégias de comunicação e difusão de informação nas bibliotecas e de que modo os blogues são ferramentas úteis para os serviços de documentação e informação. Vamos cruzar olhares internos: da biblioteca do isca-ua - a visão do intangível, dos sdua - a experiência de difusão de informação e do serviço de relações externas - a comunicação interna e institucional da UA, com as experiências de outros, nomeadamente o trabalho de desenvolvimento da biblioteca virtual da UP. Pretende ser uma conversa aberta à participação de todos, da comunidade escolar da UA, mas igualmente, de todos os profissionais das bibliotecas e ciências da informação interessados.
Conversas que são intangíveis, mas que pretendem ser um activo na valorização da missão de cada biblioteca.

terça-feira, maio 29, 2007

caracterização dos blogs portugueses bad & lis

Contributo para o III Encontro do curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação - ctdi2007, subordinado ao tema “Web 2.0 na Ciência da Informação".


segunda-feira, maio 28, 2007

caracterização dos blogs bad & lis portugueses

Amanhã, no ctdi2007, espero ajudar a conhecer e compreender melhor a web 2.0 portuguesa na ciência da informação.

quarta-feira, maio 16, 2007

intangível

O rato andou fugido nas últimas semanas à conta de outras web e outros blogs. A web da biblioteca isca-ua foi renovada, apresentando-se com a nova imagem da UA virtual, e surgiu o intangível - blog da biblioteca do isca-ua que vem procurar ser espaço de informação, promoção e actualização, tratando-se de um blog institucional para desenvolvimento organizacional e promovido pelos serviços da biblioteca.
Um rato fugido mas não desatento... destacando claramente: as
V Jornadas de Ciência da Informação da Universidade do Porto, com o tema "Políticas e Redes de Informação", a realizar nos próximos dias 21 e 22 de Maio; o III Encontro do curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (ctdi2007) da ESEIG, dia 29 de Maio, subordinado ao tema “Web 2.0 na Ciência da Informação”; e o plano de formação, nas áreas da informação e documentação, desenvolvido pela Biblioteca Virtual da Universidade do Porto.

terça-feira, maio 15, 2007

2004 :: 2007

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Weblogues no congresso dos Açores

No próximo congresso da BAD os Weblogues no domínio da Ciência da Informação serão também objecto de reflexão. No dia 29 de Março, às 16h30, realiza-se um painel coordenado pela Luísa Alvim "Viva Biblioteca Viva" que pertende debater as questões que se colocam aos profissionais da informação na utilização e leitura de blogues especializados no domínio da Ciência da Informação. Uma reflexão feita a partir da realidade nacional e estrangeira com o contributo do "Bibliotecário Anarquista", do "Bibliotecário 2.0", da "Biblioteca de Jacinto", do "Informação" e do "Rato de Biblioteca"! Nas próximas semanas, o rato de biblioteca tentará recolher informações pertinentes para a reflexão recorrendo a inquéritos, contributos de profissionais e questões colocadas neste blog.

sábado, dezembro 30, 2006

Em 2007...

O Rato de Biblioteca deseja a todos um excelente ano!
Em 2007 o rato promete trazer de volta as reflexões, as dicas, os debates, as notícias e as histórias das bibliotecas... porque o espírito crítico e a vontade de partilhar não esmoreceram.

terça-feira, junho 06, 2006

.. 2 anos . 1 blog ... 1 rato... 2 ratos...


Apesar de tudo... dois anos de rato de biblioteca na blogosfera!

segunda-feira, maio 22, 2006

I am BAD, I am back!

O Rato de Biblioteca hibernou... e agora, quando a primavera já vai longa, o rato não pode mais continuar afastado da realidade das bibliotecas e das ciências da informação e documentação.
Muito aconteceu sem que aqui fosse dado o devido destaque...
O "
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor", que é comemorado por decisão da UNESCO a 23 de Abril, e que teve uma interessante promoção por parte do IPLB e com uma imagem gráfica de campanha atractiva; neste âmbito uma Feira do Livro organizada pela Biblioteca do ISCA-UA. As 4as Jornadas de Ciência da Informação na FEUP; o II Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação; as 10as Jornadas PORBASE sobre o tema Normalização Bibliográfica; uma inovadora estratégia de promoção e formação da B-ON – o Cyber Rally B-ON, a Petição on-line à assinatura da revista Páginas a&b... e muito mais que nos passa ao lado quando por "instantes" deixamos de ter o olhar atento e critico da realidade, característica do Rato de Biblioteca!